Tampões de Banho

Otites de Verão

No Verão chega o calor, está então aberta a época das piscinas e da praia e por consequência aumenta o risco das Otites de Verão ou de Nadador (Otite Externa).

A otite externa trata-se de uma inflamação do ouvido externo, que é constituído pelo pavilhão auricular (a orelha) e pelo canal auditivo externo. Na maioria das vezes tem origem infecciosa ou fúngica.

O que causa estas otites são uma série de factores regularmente típicos desta altura do ano, mas centra-se na entrada de água dentro no canal auditivo externo e que fica retida. A presença de grandes quantidades de cerúmen, devido essencialmente ao uso de cotonetes, não permite o escoamento adequado da água, deixando o ouvido excessivamente húmido e no ambiente ideal para as bactérias se desenvolverem.

Na maioria dos casos a dor é aguda e a ida ao hospital é inevitável, faz-se a limpeza e chega até a ser necessário a toma de antibióticos, acabam-se imediatamente os mergulhos.

Há que ter em conta estes conselhos de forma a prevenir este tipo de otites

-1º Não tocar!

-A remoção do cerúmen é sempre feito pelo especialista Otorrinolaringologista

-Não usar cotonetes

-Não coçar o ouvido, se sentir comichão consultar o médico

-2º Tampões de Água

-Fazer uns tampões à medida ”O uso de tampões é discutível, se estiverem feitos à medida, podem ser benéficos, caso contrário, criam uma falsa segurança!” (Dr. António Viera Sousa, Otorrinolaringologista)

O Espaço Vertigem & Audição, deseja a todos um excelente verão!!

Caso queira fazer os seus tampões à medida ou obter mais informações, venha ter connosco!

Audiologista

Alexandra Patrão

Marque a sua consulta