Vertigem

Vertigem

Vertigem

A Vertigem é um tipo de tontura sentida através de uma falsa sensação de movimento em que geralmente a pessoa sente-se a girar, ou até mesmo o ambiente que a rodeia. Geralmente são senasações de movimento rotatórios, mas também pode haver manifestações de movimento do ambiente para cima e para baixo.

Pode resultar de uma lesão a nível do ouvido interno como o caso da Doença de Ménière, mas também advém de problemas como tumores no Sistema Nervoso Central, Acidentes Vasculares Cerebrais, doenças degenerativas como a Esclerose Múltipla e de Intoxicação farmacológica.
O diagnóstico passa pela história clínica e realização de exames médicos com posterior avaliação de um Otorrinolaringologista.

Exames essenciais de Diagnóstico: 
Audiometria Tonal e Vocal
Videonistagmografia
Posturografia

Exames complementares de Diagnóstico:
Ressonância Magnética
Tomografia Computorizada

O tratamento da vertigem será indicado pelo médico consoante cada pessoa e cada patologia. Alguns tipos de vertigem não necessitam de intervenção e chegam mesmo a desaparecer de forma espontânea. Noutras situações existem manobras (denominadas de manobras de reabilitação vestibular) que ao serem executadas ajudam no controlo das vertigens, ou até mesmo medicação.

Deixe um comentário