Shiatsu/Tui-Na

Shiatsu significa literalmente “pressão com os dedos”, Shi-dedo, Atsu-pressão. Esta pressão exerce-se com os dedos polegares, palmas das mãos, pés, cotovelos e joelhos. Pelas terminações nervosas localizadas em cada um e através das terminações nervosas livres, a pele é capaz de perceber estímulos tácteis de pressão profunda, de calor, de frio e de dor.

Shiatsu - Tui-Na

Situado num lugar intermédio entre o conhecimento tradicional da acupunctura, apoiada na teoria dos pontos vitais (tsubo), e o científismo da medicina ocidental, o Shiatsu, através das mãos do terapeuta profissional, acede aos desequilíbrios estruturais e permite que o corpo active os seus próprios mecanismos de auto-cura, os quais possui desde o seu nascimento.

O Tui-Na é um método medicinal que usa as mãos como instrumento para tratar doenças. É uma das mais antigas formas de medicina da humanidade, sendo uma das matérias abrangidas pelas teorias da Medicina Tradicional Chinesa, na qual são usadas manipulações para estimular os pontos ou outras partes da superfície do corpo, para corrigir o desequilíbrio fisiológico do mesmo e alcançar efeitos curativos. É uma parte muito importante da Medicina Tradicional Chinesa.

O Tui-Na pode ser usado para tratar várias disfunções, tais como as várias lesões dos tecidos moles, como também, muitos outros tipos de doenças; pode ser usado na ginecologia, cirurgia, neurologia, na pediatria, nos cinco órgãos dos sentidos, etc. É especialmente recomendado no tratamento de pacientes infantis e idosos.

Voltar para Especialidades