Psicologia

Especialidade clínica que avalia, diagnostica e intervém nas doenças mentais, perturbações comportamentais, emocionais (depressão, fobias…) e perturbações do desenvolvimento (défice intelectual, dificuldade de aprendizagem, autismo, PHDA…) elaborando estratégias de intervenção cientificamente validadas.

Depois de uma avaliação pormenorizada do motivo da consulta através de uma entrevista clínica pode também ser necessário recorrer a inventários de comportamento para pais, professores e criança, instrumentos de avaliação cognitiva e pedagógica. Finalmente estabelece-se um psicodiagnóstico e propõe-se uma intervenção terapêutica adequada à perturbação psicológica de cada paciente.

Psicologia

O Psicólogo Clínico vai ajudar a desenvolver a capacidade de análise e compreensão da realidade interna do paciente, bem como dos seus comportamentos. A relação terapêutica que se estabelece permite, num ambiente de confidencialidade e confiança, ajudar a resolver os aspetos que são causadores de sofrimento e dificuldade, facilitando também outras interpretações para as experiências individuais e permitindo a capacidade de ação do paciente no seu processo de mudança e de promoção do desenvolvimento da sua personalidade.

Voltar para Especialidades